top of page

Conheça a Rua do Outono, considerada a mais instagramável de Curitiba

  • Assessoria Trianon
  • 19 de mai. de 2023
  • 3 min de leitura

A rua chama a atenção de quem passa com sua folhagem colorida, tornando-se o cenário perfeito para quem gosta de tirar fotos. Saiba mais abaixo!


Se você mora em Curitiba, provavelmente já ouviu falar, viu fotos em mídias digitais ou até mesmo passou pela Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, no bairro Mossunguê, mais conhecida como "Rua do Outono". A via ganhou esse apelido devido à sua paisagem composta por mais de 850 árvores de liquidâmbares (Liquidambar Styraciflua), o que transforma o local em uma atração turística e instagramável durante essa época. A rua se destaca entre os prédios altos da cidade com suas folhagens coloridas, chamando a atenção de quem passa e aproveita para tirar fotos.


O corredor de árvores, no qual se misturam as folhas em formato de estrela em tons de marrom, vermelho e laranja, tornou-se o principal marco do início do outono. Além disso, é a paleta de cores que dá a cara da estação na capital paranaense. Com todo o cenário instagramável — o conceito de lugar/ambiente visualmente atraente que faz o público querer tirar fotos e compartilhá-las em suas redes sociais — a via atrai pessoas de todo o país que querem conhecer o local e ter aquele registro desta época na cidade.


Antes de prosseguir para a explicação da origem da muda escolhida para a arborização da Rua do Outono, veja algumas sugestões que preparamos para você fazer sucesso nas fotos deste local. Por ser uma estação de temperaturas amenas, é possível optar por um look estiloso, elegante e confortável. Então a dica é usar peças da paleta de cores da estação além de acessórios como chapéus, toucas, cachecóis e lenços.


Durante o outono, o famoso "golden hour" (pôr do sol) e o amanhecer costumam ser os momentos do dia mais atraentes para a fotografia. Isso porque apresentam mais luz natural, sendo que em um cenário como a Rua do Outono, é possível ter um contraste incrível com as cores amareladas das folhas. Com isso, as fotografias ficam ainda mais valorizadas. Agora que você conferiu nossas dicas, continue lendo para saber mais sobre a origem desta árvore presente na Rua do Outono.


Qual é a origem da muda escolhida para a arborização da Rua do Outono?


O idealizador dessa e de outras ruas arborizadas da capital paranaense é o engenheiro florestal Roberto Salgueiro, que escolheu, cultivou e realizou o plantio das mudas de liquidâmbares nas calçadas da Rua Deputado Heitor Alencar Furtado no começo dos anos 2000.


A ação teve como objetivo dar mais cor ao asfalto cinza e criar um túnel verde para os biarticulados que passam pela canaleta do transporte coletivo. Além dessa tonalidade, as folhas também apresentam outras cores como vermelho e amarelo devido ao tempo e ao amadurecimento das árvores. Considerando o período de desenvolvimento das mudas, estima-se que as árvores plantadas na Rua do Outono tenham mais de 23 anos.


Originárias da América do Norte (México e Estados Unidos) e da região norte da América Central, as liquidâmbares são uma árvore caducifólia. Isso significa que em determinada época do ano, geralmente durante o inverno, ela perde as folhas. Também são consideradas árvores de grande porte, chegando a mais de 15 metros de altura. Além do outono, quando as folhas atingem tons diferentes e muitas vezes de forma simultânea, na primavera e no verão as folhas são de cor verde-escuro. Por se desenvolver em climas subtropicais e/ou temperados, é uma árvore interessante para o paisagismo de grandes áreas, como avenidas, alamedas e ruas.


É importante ressaltar que, como se trata de uma via destinada ao transporte público, a Urbanização de Curitiba (Urbs) alerta que capturar fotos instagramáveis da chamada "Rua do Outono" só deve ser feito na calçada e em locais seguros. O acesso imprudente à canaleta exclusiva do ônibus para realizar fotos pode causar acidentes com pedestres. Lembramos também que a folhagem diferenciada é por pouco tempo, duram apenas até o final de maio. Portanto, tanto os turistas quanto moradores locais, aproveitam cada momento com as árvores, que trazem as cores da estação.


Agora que conhece a Rua do Outono, considerada a mais instagramável de Curitiba, que tal se hospedar em um local próximo a esse ponto turístico? O Trianon Residence fica a 4,5 km deste local, levando aproximadamente 15 minutos de carro, e está localizado na Rua Visconde do Rio Branco, 1699. Além de estar próximo aos principais pontos turísticos e empresariais da cidade, possui apartamentos funcionais de alto padrão. Vem saber quais são as principais vantagens de morar no Centro de Curitiba com o Trianon, neste outro artigo.


Conheça o Trianon Residence!


O Trianon está localizado em uma rua tranquila e na parte mais nobre do Centro de Curitiba, cercado de diversos estabelecimentos, estações de ônibus e pontos turísticos da cidade.


More sem as burocracias do aluguel e com a vantagem de economizar com serviços inclusos em um preço fechado: Wi-fi, Água, TV a cabo e Portaria 24 horas.



 
 
 

Comments


bottom of page