Curitiba é a primeira no ranking das melhores capitais para morar
- Assessoria Trianon
- 26 de mar. de 2021
- 2 min de leitura
A pesquisa considera indicadores como educação, saúde e segurança

Curitiba está no topo das melhores capitais para se viver no Brasil, segundo o Índice Desafios da Gestão Municipal (IDGM), elaborado pela consultoria Macroplan que tem entre os 15 indicadores avaliados as áreas de Educação, Saúde, Segurança e Saneamento Básico das cem maiores cidades brasileiras. O ranking de 2021 tem como base dados de 2019.
A primeira edição do IDGM é de 2009, e desde lá Curitiba subiu sete posições, ano passado esteve em segundo lugar entre as capitais.
Indicadores destaques:
Saneamento: a capital paranaense se destaca no IGDM pelo amplo alcance dos serviços de coleta de resíduos domiciliares, abastecimento de água e atendimento de esgoto, tópicos em teve a melhor avaliação entre todos os municípios.
Segurança: segundo o estudo houve uma redução de 42 para 16,5 homicídios por 100 mil habitantes, entre 2009 e 2019, ano em que a cidade teve uma taxa menor que a média no país.
Saúde: Curitiba se destaca entre as outras cidades avaliadas no cuidado com gestantes e bebês recém nascidos. O estudo aponta a taxa de mortalidade de 6,5 por mil nascidos vivos em 2019, com uma redução de 27% em uma década.
Além disso, a pesquisa revela 90,9% de mães que fizeram sete ou mais consultas pré-natal na cidade.
Educação: o levantamento mostra que Curitiba totalizou 6,5 pontos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Ensino Fundamental I e 5,0 pontos no Ensino Fundamental II da rede pública, conquistando nota maior que a média dos cem maiores municípios.
Na capital paranaense, o atendimento de crianças de 0 a 3 anos matriculadas é também maior do que a média, mostra o estudo.
E aí? Já tá com as malas prontas para se mudar para Curitiba? Então, conheça as opções de apartamentos mobiliados que o Trianon Residence oferece e tenha total conforto para morar no centro da cidade.