Dia do Imigrante: conheça a história dos imigrantes de Curitiba
- Assessoria Trianon
- 24 de jun. de 2022
- 3 min de leitura
São diversas as culturas que juntas transformaram os pequenos povoados em uma metrópole. Conheça a história dos imigrantes de Curitiba a seguir!

Você conhece a capital do Paraná? Conhece também a história dos imigrantes de Curitiba? Hoje, Dia do Imigrante, é um ótimo momento para relembrar e aprender como essas pessoas de diversas partes do mundo chegaram na região e ajudaram a construir a nossa cultura curitibana.
Confira com a gente nesse artigo um pouco sobre a história da capital e dos imigrantes de Curitiba! É só continuar a leitura:
História da imigração de Curitiba
Quem conhece a cidade, sabe que o nosso povo é formado por imigrantes de diversos países. São diversas as culturas que juntas transformaram os pequenos povoados em uma metrópole.
Toda a nossa população, economia e, principalmente, nossa cultura foi formada graças à presença de europeus, asiáticos e africanos, que escolheram a nossa terra para se viver. Não apenas cidadãos de outros continentes, mas também a chegada de brasileiros de outras regiões, como São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e outros estados nordestinos ajudaram a construir o que hoje chamamos de Curitiba.
Os imigrantes de Curitiba
Como todo o Brasil, durante o século XVIII, com exceção dos índios nativos, os imigrantes de Curitiba eram portugueses e espanhóis. Depois do incentivo dos representantes da época à colonização, já no século XIX, junto da emancipação política do Paraná, a imigração majoritariamente de cidadãos europeus na região aconteceu de maneira fortemente ativa.
Há aqui também a presença de africanos, porém com raríssimas documentações sobre o país de origem e outros dados. Sabemos que muitos vieram como escravos, para trabalhar em grandes construções, como a Estrada de Ferro, em meados de 1880 e 1885.
Depois disso, italianos, alemães, poloneses, ucranianos e outros povos deram seus primeiros passos em nosso solo, fomentando a construção e o crescimento da cidade. Com isso, alguns costumes destes imigrantes de Curitiba também se enraizaram por aqui.
Os alemães, em meados de 1872, foram os pioneiros da industrialização da cidade, trabalhando nas primeiras metalúrgicas e gráficas. Foram eles que deram mais força para o comércio local da época, dando também o seu toque alemão à nossa arquitetura e nossa alimentação.
Em 1871, vieram os poloneses, que trabalharam nas plantações e também no comércio, nas colônias Tomás Coelho (em Araucária), colônia Muricy (em São José dos Pinhais), Santa Cândida, Orleans, Lamenha, Pilarzinho e Abranches. A capital paranaense é a maior colônia polonesa do país.
Nos anos de 1872 e 1878, a colônia Santa Felicidade foi criada com a chegada de cidadãos do norte da Itália. Foram inúmeros operários, artesãos, especialistas e comerciantes que vieram para região e difundiram sua cultura, trabalhando principalmente nas plantações e nos instrumentos agrícolas. Era comum na cidade ver italianos e poloneses vendendo suas hortaliças à carroça.
O Campo da Galícia foi onde o povo ucraniano iniciou sua vida em terras brasileiras, em 1895, expandindo-se para o bairro Bigorrilho, principalmente na Avenida Cândido Hartmann.
Já os japoneses chegaram em 1915, marcando notavelmente a sua presença por aqui. Em 1924, tivemos uma grande concentração de japoneses imigrantes de Curitiba, fixando-se pelo município de Araucária, mas também pelos bairros de Uberaba, Campo Comprido e Santa Felicidade.
Os sírios e os libaneses chegaram trazendo roupas, sapatos e tecidos, fomentando o comércio local, principalmente no centro da cidade, no comecinho do século XX. Antes disso, eles viajavam montados em burros e vendendo de porta em porta os seus produtos.
Agora que você já conhece a história da nossa cidade, que tal ler também nosso artigo sobre "Morar em Curitiba: Por que esta é a cidade certa para você viver?", clicando agora mesmo aqui?
Conheça o Trianon!
O Trianon está localizado em uma rua tranquila e na parte mais nobre do Centro de Curitiba, cercado de diversos estabelecimentos, estações de ônibus e pontos turísticos da cidade.
More sem as burocracias do aluguel e com a vantagem de economizar com serviços inclusos em um preço fechado: Wi-fi, Água, TV a cabo e Portaria 24 horas.