top of page

Dicas de planejamento financeiro para quem quer morar sozinho

  • Assessoria Trianon
  • 25 de fev. de 2021
  • 2 min de leitura


Ter um lugar para chamar de seu e morar sozinho é o que muitas pessoas desejam e, ao mesmo tempo, uma realidade para quem precisa mudar de cidade para estudar ou trabalhar.


Esse cenário cresce a cada ano no Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, que aponta que 11.7 milhões de pessoas vivem sozinhas, o que equivale a 16,2% dos lares brasileiros.


Entre os desafios enfrentados por quem faz planos para um cotidiano solo, talvez o mais relevante, está a situação financeira. Morar sozinho traz uma série de responsabilidades e organizar as finanças é fundamental para aprender a lidar com tudo que vem pela frente.


Observando estas questões, a equipe do Trianon Residence separou algumas dicas para te ajudar a elaborar um planejamento financeiro e conquistar sua independência.


Quite dívidas e tenha uma reserva emergencial: só inicie os seus planos de morar sozinho, se estiver com as dívidas zeradas e contar com uma reserva emergencial. Dessa forma, você não compromete parte da sua renda, não corre o risco de criar mais contas para pagar e garante uma forma de resolver imprevistos que podem surgir no caminho.


Calcule os gastos fixos: coloque no papel quais serão os seus gastos fixos e calcule o seu custo de vida. Nessa hora, você definirá o padrão de vida que será possível manter de acordo com a renda disponível.


Pesquise preços, estabeleça limites e lembre que na casa dos pais há algumas despesas com supérfluos que elevam o padrão de vida, mas que morando sozinho talvez não possa dar conta de sustentá-las.


Mas quais contas precisam ser levadas em consideração?


  • Aluguel

  • Contas de consumo (água, luz, gás)

  • Tv a cabo, internet e celular

  • Supermercado

  • Serviços por assinatura (netflix, spotify)

  • Serviços de limpeza


Gastos variáveis: Lembre-se de considerar e faça uma planilha para custos variáveis como farmácia, vestuário, transporte e calcule uma média dos últimos meses para saber o que pode mudar a cada mês e ter controle financeiro.


Escolha bem o imóvel: aqui está um dos pontos fundamentais para os planos de morar sozinho, encontrar um imóvel que caiba no seu estilo de vida e que corresponda às suas necessidades.


Observe a localização, o tamanho dos cômodos, a segurança, se há proximidade com comércios e o valor do condomínio.


Procurar por imóveis mobiliados é muitas vezes uma ótima opção, pois você não precisa se preocupar em montar a casa, comprar móveis e eletrodomésticos essenciais, e não começa a sua nova vida com contas no cartão de crédito.


Agora que você chegou até aqui, que tal navegar pelo nosso site e conhecer os apartamentos que o Trianon Residence tem para oferecer?


Todas as nossas unidades são totalmente mobiliadas, com cozinha completa, tv com internet e a cabo, wi-fi livre e exclusivo por apartamento, aquecimento a gás e ar condicionado.


Aqui no Trianon, você tem todo o conforto e segurança que deseja sem burocracia, sem fiador, pois trabalhamos com o sistema de pagamento mensal de locação: ao chegar, você paga o seu aluguel por 30 dias e a renovação para o próximo período ocorre mediante o pagamento da próxima mensalidade.


Entre em contato e solicite um orçamento.

 
 
 

Kommentare


bottom of page